Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/10523
Título: Trajetórias profissionais dos Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico
Autor: Dias, Maria José
Orientador: Marques, Maria Amélia
Palavras-chave: Formação Inicial
Formação Contínua
Professores do 1º CEB
Identidade Profissional
Trajetórias Profissionais
Initial training
Continuous training
Primary School Teachers
Professional Identity
Career paths
Data de Defesa: Dez-2015
Editora: Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Ciências Empresariais
Resumo: Este estudo tem por objetivo estudar e compreender de que modo, e até que ponto, a formação inicial e a formação contínua contribuem para a construção da identidade profissional dos professores do 1º CEB e para as suas trajetórias e desenvolvimentos profissionais. Relativamente às opções metodológicas recorremos à abordagem qualitativa e interpretativa utilizando, como técnicas de recolha de dados, a entrevista semi-diretiva e a análise documental. A nossa amostra por conveniência é constituída por sete professores que realizaram a sua formação inicial em períodos distintos e instituições de ensino diferentes. No tratamento dos dados obtidos seguimos as etapas recomendadas para a análise de conteúdo, sendo que algumas das dimensões de análise foram definidas a priori e outras emergiram do discurso dos entrevistados. Os resultados deste estudo evidenciam que a construção da identidade profissional é um processo que agrega múltiplas influências que se conjugam e interagem de formas diversas. Duas dessas influências são constituídas pela formação inicial e pela formação contínua que assumem um forte contributo no processo complexo e dinâmico da construção da identidade profissional.
Abstract: This study aims to analyze and understand how, and to what extent, both initial and continuous training contribute to the construction of the professional identity of primary school teachers, their careers paths and professional development. Our methodological option was centered in a qualitative and interpretative approach which used the semi-directive interview and document analysis as data collection techniques. Our convenience sample is formed by seven teachers whose initial training was accomplished in different periods and different educational institutions. In order to process the data, we followed the steps recommended for content analysis. Some of the dimensions of analysis were defined a priori and others emerged from the speech of the respondents. The results of this study show that the construction of a professional identity is a process in which multiple influences come together, are combined and interact in various ways. Two of these influences are constituted by the initial training and the continuous training which have both a strong contribution in the complex and dynamic process of constructing a professional identity.
Descrição: Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gestão Estratégica de Recursos Humanos
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/10523
Aparece nas colecções:IPS - ESCE - CDOC - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_MJD.pdf1,19 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.