Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/10133
Título: O ensino de línguas estrangeiras nas Forças Armadas
Autor: Lourenço, Ricardo
Palavras-chave: Proficiência linguística
Competências linguísticas
Formação
Treino/aperfeiçoamento
Testagem
Language proficiency
Language skills
Education
Training/upgrading
Testing
Data: 2015
Editora: IESM
Resumo: A interoperabilidade das forças pertencentes à OTAN constitui-se como um fator determinante na prossecução dos objetivos desta grande organização internacional, sendo transversal a todos os domínios incluindo o da comunicação, que desempenha um papel fundamental na interligação das forças aliadas. A presente investigação teve como finalidade analisar as diferentes estruturas militares de formação e testagem linguística por forma a contribuir para a normalização dos modelos de formação, aperfeiçoamento e testagem linguística dos militares, garantindo, dessa forma, a qualidade do seu desempenho em ambiente multinacional. O percurso metodológico adotado seguiu três fases distintas e complementares: heurística, análise de dados e síntese conclusiva. Concluímos que a especificidade de cada ramo, o ambiente em que operam e a terminologia utilizada obrigam a uma formação linguística específica, justificando a implementação de tipologias de formação diferenciadas, havendo, no entanto, a necessidade de criar processos de testagem centralizados que sejam eficientes, eficazes e de qualidade reconhecida. Abstract: Interoperability among NATO forces is a determining factor in the achievement of this great organization goals, being transversal to all domains including communication, which plays a key role in the Allied forces interconnection. The research presented here aimed at analysing the different military training and language testing structures in order to contribute to the standardization of language training, upgrading and testing models, thus assuring the quality of our military’s performance in multinational environments. The adopted methodological approach followed three distinct and complementary phases: heuristic, data analysis and concluding summary. We concluded that the specificity of each branch, the environment in which they operate and the terminology used require specific language training that justifies the implementation of different and specialized training typologies, while identifying the need for efficient, effective and recognized centralized testing processes.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/10133
Aparece nas colecções:IUM - CRC - CEMC - Trabalhos de Investigação Individual

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