Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/10095
Título: Impacto da gestão estratégica nas FFAA
Outros títulos: Resultados e perspetivas futuras
Autor: Pires, Fernando
Palavras-chave: Gestão estratégica
Planeamento estratégico
Estratégia militar
Strategic management
Strategic planning
Military strategy
Data: 2014
Editora: IESM
Resumo: A gestão estratégica consiste na “arte e ciência” que se dedica a formular, implementar e avaliar decisões de efeito transversal na organização que prosseguem (ou influenciam) a obtenção dos seus objetivos, traduzindo-se num conjunto de decisões e ações de gestão que determinam o desempenho a médio e longo prazo de uma organização. Existe um paralelismo evidente entre este campo da ação empresarial e a estratégia militar, campo clássico da aplicação dos conceitos e técnicas que se encontram subjacentes ao edifício teórico e prático da grande administração empresarial que explicam a adoção pelas empresas (e pela academia focada nas ciências empresariais) da teoria de estratégia. O ciclo de gestão estratégica percorre um conjunto de fases, em número, designação e conteúdo variáveis de acordo com os autores, escolas e natureza diversa das organizações, mas que podem ser consolidadas em etapas que se aplicam de forma genérica a todas as organizações, incluindo as do setor público e, em particular, às FFAA. Neste trabalho é desenvolvida uma base conceptual da aproximação à gestão estratégica nas FFAA, partindo dos modelos em uso no campo empresarial, procedendo às necessárias adaptações para uma aplicação no setor público e, em especial à realidade das FFAA portuguesas. Assente nessa análise conceptual é desenvolvido um modelo de referência, por adaptação dos modelos mais comummente aplicados ao contexto próprio da organização militar portuguesa, e efetuada uma análise comparativa do modelo de gestão estratégica da Defesa Nacional e das Foças Armadas atualmente instituído, tendo por referência o quadro de evolução definido na “Reforma Defesa 2020”. Apresentam-se, finalmente, contributos para a melhoria do processo de gestão estratégica nas Forças Armadas. Abstract: Strategic management is the "art and science" of designing, implementing and evaluating cross-functional decisions that enable an organization to pursue (or influence) the attainment of its objectives, consubstantiated into a set of management decisions and actions that determine the performance of the organization in the medium and long term. There is a clear parallel between the entrepreneurial and the military fields that explain the adoption by businesses (and academia focused on business science) of the theory of strategy into the theory and practice of administering large enterprises. The strategic management cycles through a set of stages with variable number, name and content according to authors, schools and the diverse nature of organization., However, it can be consolidated into steps that apply generically to all organizations, including the public sector and in particular to the armed forces. In this work a conceptual basis to approach strategic management in the armed forces is developed, based on the models in use in the business field, with the necessary adjustments for an application in the public sector and in particular to the reality of the Portuguese Armed Forces. Based on this conceptual analysis, a reference model is developed by adapting general models to the specific context of the Portuguese military organization and a comparative analysis of the strategic management of the Portuguese Armed Forces is conducted, taking into account the evolutional frame of the “Reforma Defesa 2020” political orientations. As a result of this analysis a set of contributions are derived with the goal of improving the process of strategic management in the Armed Forces.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/10095
Aparece nas colecções:IUM - CRC - CPOS - MAR - Trabalhos de Investigação Individual

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