Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.26/10006
Título: Modelos de ensino superior militar de Portugal e Espanha
Autor: Barreira, João
Palavras-chave: Centro Docente Militar de Formación
Centro Universitario de la Defensa
Ciclos de estudos
Discente
Docente
Ensino Superior Militar
European Credit Transfer System
Forças Armadas
Investigação e Desenvolvimento
Modelos de Ensino Superior Militar
Plano de Estudos
Data: 2013
Editora: IESM
Resumo: Sabemos que nos últimos 30 anos o Ensino Superior Militar (ESM) seguiu um percurso de convergência com o sistema de ensino superior nacional e, mais tarde, no sentido da acreditação internacional, seguindo as diretivas e critérios estabelecidos pelo processo de Bolonha. Por sua vez, Espanha também optou por seguir os critérios estabelecidos pelo processo de Bolonha, mas num caminho diferente do escolhido por Portugal. É neste sentido que o presente estudo visa analisar a exequibilidade de aproximação dos modelos de ESM existentes em Portugal e Espanha, procurando as vantagens dos modelos e ultrapassando os inconvenientes identificados, pretendemos apresentar os aspetos suscetíveis de partilha, e o reconhecimento recíproco dos graus académicos e cursos de carreira. Para atingir estes objetivos usamos o percurso metodológico proposto por Quivy e Campenhoudt recorrendo a pesquisa bibliográfica publicada e disponível na internet selecionada pela relevância científica reconhecida dos seus autores, a fim de determinarmos o estado da arte. Estudamos o enquadramento legal do nosso objeto de estudo procurando compreender a evolução do ESM e as suas tendências. Realizamos entrevistas, a entidades e responsáveis que no desempenho de funções, por motivos profissionais ou académicos, trataram esta temática. Para analisarmos os modelos de ESM criamos um modelo de análise e, no final de cada capítulo, apresentamos uma síntese conclusiva. No quarto capítulo, comparamos os modelos para elaborarmos sobre as dimensões passíveis de partilha e prospetivar uma possível linha de aproximação dos modelos de ESM de ambos os países. Encerramos o nosso trabalho com a apresentação das conclusões, propostas e recomendações para outros estudos que merecem, no nosso entendimento, ser investigados. Assim, este estudo vem demonstrar que existem pontos comuns passíveis de partilha entre os dois modelos, embora haja a necessidade de mais legislação enquadrante do ESM e dos EESM evoluírem para uma maior autonomia. As conclusões a que chegamos permitem aos decisores ter um melhor conhecimento sobre os modelos de ESM de Espanha, avaliar as oportunidades que se oferecem e compreender as vulnerabilidades, abrindo caminho a uma futura cooperação. Abstract: It is known that during the last 30 years, Military Higher Studies followed a path converging with the National Higher Education System and, later on, in direction to the international accreditation, following Bologna Process directives and criteria. Spain also opted by following Bologna Process criteria, but in a different way. The current essay intends to analyze the feasibility of approach of both Military Higher Studies existing in Portugal and Spain, searching the advantages of the models, identifying the disadvantages and presenting the aspects possible to share, including reciprocal recognizing of academic degrees and career courses. In order to attain these objectives, it was followed the methodology proposed by Quivy and Campenhoudt, based in a bibliographical research available in the internet, selected by theirs author’s scientific relevance. It was studied the legal cadre of the object in order to understand the evolution of the Military Higher Studies and its tendencies. We proceeded to a series of appointments with responsible entities that, in their functions, by professional or academic reasons, treated this subject. In order to analyze both systems, we’ve created a model and, in the end of each chapter, we present a conclusive synthesis. In the fourth chapter, we proceed with the comparison of both models with the purpose of obtaining the dimensions that are able to be shared and foresee a possible line of rapprochement between both countries’ models. We closed our study with the presentation of the conclusions, proposals and recommendations to the development of other studies that deserve to be investigated. This study demonstrates that there are common issues possible to share between both models, although there is the need of more framing legislation in order to allow the Military Higher Studies and the schools to evolve to a greater autonomy. The conclusions we’ve reached lead to a better knowledge on the models of Military Higher Studies and allow decision makers to evaluate the emergent opportunities and understand the vulnerabilities, opening way to a future cooperation between the two states in this matters.
URI: http://hdl.handle.net/10400.26/10006
Aparece nas colecções:IUM - CRC - CEMC - Trabalhos de Investigação Individual

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